Husky
Emergências
Telefone:
91 21 900 91
Contactos
R. Francisco Lucas Pires, 121
3030-489 Coimbra

Telefones: 239 781 415
telemóvel: 912190091

E-mail: clinica@cvetsolum.pt
Horário de Funcionamento

Segunda a sábado:
10h às 13h e
15h às 20h
Clínica Veterinária da Solum, todos os Direitos Reservados 2012.
Desenvolvido por Ponto d. Vista design e ProjectBox.
Microchip

O que é o microchip?

O microchip é um dispositivo electrónico do tamanho de um bago de arroz que é colocado através de uma injecção subcutânea no lado esquerdo do pescoço do animal.

O meu animal pode desenvolver alguma reação após a sua colocação?

O microchip é constituído por um bio-material e por isso é inerte e não provoca qualquer reação no organismo.

Como funciona o microchip?

A cada dispositivo corresponde um código que é lido através de um leitor especial, que existe em todas as clínicas e hospitais veterinários assim como em qualquer local de recolha de animais ou posto de fiscalização (GNR/Aeroportos). Este código está associado às características do animal, aos dados do seu proprietário e aos dados do veterinário que o colocou.

Qual é a vantagem de colocar microchip ao meu animal?

Com uma relação estabelecida e registada entre o animal e o seu proprietário é possível prevenir o abandono dos animais e a sua recuperação em caso de roubo ou desaparecimento.

Em que animais pode ser colocado o microchip?

O microchip pode ser colocado em cães, gatos e animais exóticos.

A aplicação do microchip é obrigatória em todos os animais?

O microchip é obrigatório para todos os cães nascidos a partir de 1 de Julho de 2008 segundo o decreto-lei nº 313/2003 de 17 de Dezembro. A aplicação deste dispositivo é por isso realizada exclusivamente pelo médico veterinário.

Como devo proceder se o meu animal desaparecer?

Deve dirigir-se à clínica veterinária mais próxima ou diretamente ao canil municipal com o número de microchip do seu animal. O médico veterinário ficará responsável por contactar as entidades competentes que darão o alerta nacional de desaparecimento do animal. Desta forma qualquer animal cujo microchip seja lido, num posto fronteiriço ou numa clínica veterinária, que não apresente correspondência com os dados do seu portador será pesquisado na lista de animais desaparecidos e o seu dono será contactado.

O que devo fazer se encontrar um animal abandonado?

O animal deve ser levado até à clínica veterinária mais próxima ou diretamente ao canil municipal para detetar se o animal é portador de microchip. Se for portador de microchip o dono do animal será contactado e notificado para que recolha o seu animal. Se o animal não for portador de microchip deverá ser entregue à responsabilidade do canil municipal.

O microchip não permite a localização (GPS) do seu animal!!