Husky
Emergências
Telefone:
91 21 900 91
Contactos
R. Francisco Lucas Pires, 121
3030-489 Coimbra

Telefones: 239 781 415
telemóvel: 912190091

E-mail: clinica@cvetsolum.pt
Horário de Funcionamento

Segunda a sábado:
10h às 13h e
15h às 20h
Porquinhos da Índia

Meio ambiente

            A dimensão do alojamento deve ser proporcional ao tamanho do animal. Deve ter espaço suficiente para que este se movimente à vontade,  brinque, descanse e coma. Quanto maior a dimensão da gaiola melhor.

            O substrato deve ser à base de granulado de madeira prensada. Devem evitar-se materiais como areia de gato, aparas de madeira, palha ou jornais. O animal nunca deve estar em contacto directo com as grades metálicas da gaiola uma vez que isso pode levar a lesões nas patas.

            O seu porquinho pode passear fora da gaiola por tempo limitado e sempre sob vigilância humana.

            Os porquinhos da índia são animais muito sensíveis a alterações de temperatura. É de evitar expô-los ao sol no verão e no inverno nunca colocá-los junto a aquecedores ou lareiras, uma vez que podem morrer devido ao calor excessivo. A temperatura ambiente deve portanto manter-se constante ( entre os 18-26ºC) e o ambiente bem ventilado, evitando sempre as correntes de ar.

 

Alimentação

            O Feno é o elemento mais importante da sua dieta. É fundamental para o desgaste dos dentes em constante crescimento e para regular o funcionamento do seu organismo. Deve ser renovado diariamente e mantido à disposição do animal. O feno deve estar totalmente seco, livre de pó, com uma côr verde e cheiro agradável. Existem muitas variedades de feno no mercado, o mais completo é o de mistura de ervas.

            A ração deve ser fornecida apenas uma vez por dia. Consiste num granulado comercial específico para porquinhos da índia. Nunca fornecer granulado de coelhos.

            Legumes e fruta devem ser variados e frescos. Sempre que houver introdução de um novo alimento, a sua apresentação deve ser gradual e a adaptação observada. Os legumes devem ser oferecidos diariamente, as frutas devem restringir-se a 2 vezes por semana, uma vez que são ricas em açúcares facilmente fermentáveis. Uma vez que os porquinhos da índia não são capazes de sintetizar a vitamina C deve dar-se preferência a alimentos ricos nesta vitamina. Exs: repolho, couve-flor, pimento vermelho, salsa, cenoura, bróculos, tomate, beterraba; citrinos, kiwi e morangos.

            A água deve ser renovada diariamente e deve estar sempre limpa e fresca.

 

Medicina preventiva

            Os porquinhos da índia devem apresentar-se para consulta médico-veterinária de rotina duas vezes por ano, para realização de exame coprológico e desparasitação.

 

Longevidade: 4 a 8 anos.