Husky
Emergências
Telefone:
91 21 900 91
Contactos
R. Francisco Lucas Pires, 121
3030-489 Coimbra

Telefones: 239 781 415
telemóvel: 912190091

E-mail: clinica@cvetsolum.pt
Horário de Funcionamento

Segunda a sábado:
10h às 13h e
15h às 20h
Clínica Veterinária da Solum, todos os Direitos Reservados 2012.
Desenvolvido por Ponto d. Vista design e ProjectBox.
Prurido nos animais

CAUSAS MAIS COMUNS DE PRURIDO NOS ANIMAIS :

 

1) Ectoparasitas – Os ectoparasitas podem ser causas importantes de prurido nos animais de companhia, entre eles estão as pulgas, os ácaros e os piolhos.

A alergia à picada da pulga é uma doença de pele comum em cães e gatos e é causada pela saliva da pulga. Um controlo absoluto das pulgas é essencial para manter o paciente sem prurido.

 

2) Dermatite Atópica - É uma predisposição hereditária em desenvolver problemas de pele. O animal entra em contacto com partículas usualmente inofensivas, incluindo o pólen das flores ou outra vegetação, poeiras ou ácaros. O diagnóstico de dermatite atópica baseia-se essencialmente no resultado dos testes sanguíneos. A avaliação do resultado destes testes ajuda a compilar uma lista de alergenos, que permitem criar uma vacina de hipossensibilização com o objetivo de diminuir a sensibilidade do animal. Por vezes é necessário repetir estes testes para chegar à verdadeira origem das alergias.


3) Alergias alimentares - Alguns animais desenvolvem hipersensibilidade a determinados componentes da dieta. O alergeno consiste geralmente de uma macromolécula (proteínas ou hidratos de carbono) tal como carne de porco, de vaca, soja, milho, trigo ou soja. Ingredientes tais como conservantes e corantes são outros potenciais alergenos. O diagnóstico para alergia alimentar requer a uma dieta com ração que contenha ingredientes especiais. Isto é conseguido através da prescrição de uma dieta por um período de 10 a 18 semanas.