Husky
Emergências
Telefone:
91 21 900 91
Contactos
R. Francisco Lucas Pires, 121
3030-489 Coimbra

Telefones: 239 781 415
telemóvel: 912190091

E-mail: clinica@cvetsolum.pt
Horário de Funcionamento

Segunda a sábado:
10h às 13h e
15h às 20h
Canários

Meio ambiente

A gaiola deve ser proporcional ao tamanho do anima, permitindo-lhe o voo e exercitar-se. O material da gaiola deve ser seguro, fácil de limpar e não tóxico. Os comedouros devem ser longos e pouco fundos, enquanto os bebedouros devem ser fundos ou verticais. È aconselhável que o comedouro e bebedouro não sejam colocados no fundo da gaiola para que o animal não defeque dentro dos mesmos.

O substrato deve ser de um material facilmente removível, por exemplo o jornal, para facilitar a limpeza diária.  Semanalmente deve-se fazer a limpeza da gaiola com lixívia e água (1:30).

Os poleiros devem ser de madeira e com vários diâmetros, permitindo um melhor desgaste das unhas.

A temperatura deve ser comum para o homem, desde que constante. Deve-se permitir o acesso ao sol e ao ar livre, em dias temperados ou quentes desde que sem vento e exposições prolongadas. Pode haver à disposição do animal uma banheira para banhos ou borrifar o animal diariamente com água. Ambientes com pó e fumos devem ser evitados.

Disponibilizar esconderijos para as aves mais stressadas. Durante a noite proporcionar períodos de 12 horas se escuridão e silêncio.

 

Alimentação

A ração deve constituir 50 a 60% do total e consiste em granulado específico para canários.

 

Cereais e sementes: devem constituir 20 a30% do total e também existem formulações comerciais que incluem: aveia, arroz, massa integral, milho, trigo e cevada.

 

Legumes: devem constituir 20 a30% do total. Podemos dar bróculos, vagem, cenoura, pimento, agrião, couve, folhas de nabo, couve-flor, pepino, ervilhas, lentilhas.

 

Fruta: entre 5 a 15% do total: maçã, melão, pêra, laranja, melancia, banana, abacaxi, morangos, uvas, pêssego e papaia.

 

Fonte proteica: entre  5 a 15% do total: queijo fresco, iogurte, ovo cozido. Em época de muda (Agosto a Setembro) pode dar-se todos os dias.

 

Proibido: abacate e chocolate

A evitar: tomate, alface e espinafre

 

Suplementos: deve-se dispor sempre de uma fonte de cálcio: osso de choco, casca de ostra ou bloco de minerais para aves.

 

Esperança média de vida: 15 a 20 anos.