Husky
Emergências
Telefone:
91 21 900 91
Contactos
R. Francisco Lucas Pires, 121
3030-489 Coimbra

Telefones: 239 781 415
telemóvel: 912190091

E-mail: clinica@cvetsolum.pt
Horário de Funcionamento

Segunda a sábado:
10h às 13h e
15h às 20h
Os primeiros dias do GATINHO em sua casa

Quando o nosso gatinho chega a casa, é muito importante deixá-lo inspeccionar o seu novo ambiente para se acostumar a ele. Devemos colocá-lo num local seco, tranquilo, sem mudanças bruscas de temperatura nem correntes de ar. Na primeira noite, é possível que ele não nos deixe dormir, pois estará assustado e procurará companhia, no entanto não devemos cair no erro de o colocar a dormir connosco porque dessa forma será difícil acostumá-lo ao lugar que lhe estava destinado.

O problema da urina e defecações é fácil de solucionar , basta colocar apenas 1 tabuleiro(liteira) com areia própria para gatos, numa zona tranquila da casa e com fácil acesso ao gato. Deve mantê-la sempre impecavelmente limpa, pois alguns gatos chegam mesmo a urinar e a defecar fora da liteira quando esta tem fezes ou urina em excesso. Os gatos são animais adeptos de limpeza.

 

A LINGUAGEM CORPORAL

Os gatos utilizam a linguagem corporal discretamente controlada e séria. Um simples movimento de cauda, o mais leve movimento das orelhas, a dilatação suave das pupilas – são mensagens que valem por mil palavras. Muitas vezes dizemos que os gatos são falsos, mas na realidade como a linguagem deles é muito subtil, temos dificuldades em entendê-la e cometemos erros ao interpretá-la.

Os gatos marcam o seu território com sinais visuais ou odores, através das secreções das glândulas odoríferas que têm localizadas em diferentes partes da pele, delimitando assim o seu território. As fezes à mostra e as arranhadelas em sofás são exemplo de comunicação, mostram silenciosamente quem é o dono do território.

Um leve jacto de água do borrifador pode ajudar a acabar com os maus hábitos do seu gato, como arranhar o sofá, móveis ou cortinas.

 

ALIMENTAÇÃO

Se o gato tiver sido desmamado antes do tempo (mínimo 1 mês) devemos usar leites específicos para gatinhos, já que o leite de vaca pode dar-lhes diarreia. Depois o alimento ideal será a ração júnior de gatinho. A alimentação caseira não é suficientemente equilibrada. É importante não mudar bruscamente a ração de um dia para o outro, deve ser feito gradualmente.