Na insuficiência renal os rins não são capazes de cumprir as suas funções de filtração.
Algumas das funções renais ficam comprometidas tendo como consequências:
-
Ausência de excreção de metabolitos tóxicos, provocam aumento da ureia e creatinina no sangue.
-
Ausência da reabsorção/excreção de metabolitos e água, provoca depleção de potássio no sangue, urina diluída, aumento do volume de urina e do consumo de água.
-
A diminuição da produção de eritropoietina leva a uma baixa resposta medular e consequentemente provoca anemia.
Quais as causas da doença renal?
Intoxicações, doença cardíaca, doença poliquística renal em Persas, Leishmaniose, glomerulonefrite, entre outras. Todas estas doenças levam à destruição progressiva de nefrónios no rim e culminam com insuficiência renal.
Quais os sintomas da insuficiência renal?
O aumento da ingestão de água e do volume de urina produzido, a perda de apetite e de peso, vómito, prostração e a palidez são alguns dos sinais da insuficiência renal.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é através de análises sanguíneas, análise de urina e ecografia abdominal.
Qual o tratamento?
O tratamento envolve a hospitalização e a fluidoterapia (soro) de forma a promover a excreção dos metabolitos tóxicos acumulados devido à insuficiência renal. Dependendo da severidade, o animal pode ter que permanecer vários dias hospitalizado até normalizar os parâmetros renais. Alguns poderão mesmo ter que ser submetidos a transfusões sanguíneas.
O que posso fazer em casa para ajudar o meu animal?
A dieta específica para doença renal é um dos aspetos mais importantes no combate à doença renal podendo prolongar a vida do seu animal. Consoante o caso, alguns animais poderão ter que fazer medicação anti-hipertensora (a hipertensão arterial é comum em pacientes com insuficiência renal) e quelantes do fósforo (o fósforo está normalmente aumentado nestes pacientes).
Qual o prognóstico?
O prognóstico depende do estado da insuficiência renal e é normalmente reservado. Alguns animais conseguem viver vários meses, ou anos, com níveis de ureia relativamente elevados, enquanto outros requerem hospitalizações periódicas para fluidoterapia e normalização dos valores. Um aspeto importante é que a insuficiência renal não tem cura e é irreversível. O tratamento consiste em atrasar a progressão da doença o mais possível prolongando a qualidade de vida do seu animal.