Medicina Preventiva

A Medicina Preventiva é importante na vida do seu animal

Diz-nos o senso comum que mais vale prevenir que remediar.
É comummente reconhecida a importância da medicina preventiva nos humanos. Porque havia de ser diferente nos animais?

O nosso plano de Medicina Preventiva, é uma ferramenta fundamental na prevenção e deteção precoce de doenças mais comuns em cães e gatos.

Na Clinica Veterinária acreditamos nos benefícios da prevenção com objetivo de proteger, promover e manter a saúde, bem-estar, prevenir doenças e morte precoce. Trazendo assim a melhoria dos cuidados de saúde prestados aos cães e gatos.

A nossa missão na defesa da saúde animal é continua e por isso sensibilizamos para a importância de consultas duas vezes ao ano, nas quais sensibilizamos os tutores para cuidar preventivamente do seu animal de estimação.

Saúde oral

Uma BOA HIGIENE ORAL, ajuda a…

 

A saúde oral do seu animal é um dos pilares da medicina preventiva e o seu check-up anual é de extrema importância para prevenir problemas futuros nos nossos animais de estimação. A boca pode ser alvo de várias doenças nos animais de estimação com consequências diversas para a saúde do seu cão ou gato.

Sintomas de doença da cavidade oral:

  • mau hálito
  • descoloração dos dentes
  • dificuldade em ingerir alimentos
  • perda de apetite
  • animal sente dor ao tocar (quando se toca na zona da boca)
  • tártaro nos dentes

Vacinação

O protocolo vacinal da nossa clínica é exaustivo e esta em concordância com guidelines internacionais que melhor promovem a prevenção de doenças. O plano vacinal é definido de acordo com as características do animal: idade, estado de saúde e contexto e local onde vive. A vacinação regular do seu animal é um cuidado básico de saúde fundamental. Sem vacinas, o seu animal pode adoecer gravemente. Tal como os humanos, os cães e os gatos precisam de ser vacinados contra doenças virais e bacterianas perigosas, tais como:

Consulte os nossos veterinários para definir um plano vacinal personalizado para o seu patudo de eleição.

Controlo de parasitas

A desparasitação é um cuidado básico de saúde a ter com o seu cão e gato. Os parasitas que afetam os nossos animais podem também afetar os tutores.Existem vários tipos de parasitas:

Os externos: pulgas, carraças, ácaros, piolhos, moscas e mosquitos

Os internos: lombrigas, ténias, coccídeas, giardia spp, dirofilária

Os sintomas variam consoante o tipo e a quantidade de parasitas presentes, da idade e estado de saúde dos animais.

Os principais sintomas provocados por parasitas internos no seu cão e no gato são :

> DESPARASITAÇÃO INTERNA

Os parasitas podem ser transmitidos na fase de gestação e lactação, da mãe para os filhotes.

Por este motivo, os cachorros devem ser desparasitados internamente a partir das 2 semanas de idade. Enquanto que os gatinhos devem iniciar a desparasitação interna às 3 semanas de idade.

Em seguida, ambas as espécies devem ser  desparasitadas quinzenalmente até às 8 semanas (2 semanas pós-desmame).

Dos 2 aos 6 meses de idade a administração deve ser mensal e a partir dos 6 meses trimestral (3-3meses).

> DESPARASITAÇÃO EXTERNA

Os parasitas externos provocam mau estar no seu animal, além de que podem ser portadores de doenças graves. Na Clinica Veterinária da Solum aconselhamos a aplicação de pipetas spot-on e/ou administração oral de comprimidos e/ou o uso de coleira. As pipetas, com aplicação mensal, devem proteger essencialmente para pulgas, carraças, moscas e mosquitos. Alguns destes produtos são também direcionados para ácaros (sarnas). As coleiras têm a vantagem de um tempo ação prolongada (precisam de ser substituídas ao fim de 4-6 meses ou 7-8 meses consoante o tipo de coleira) Os comprimidos de administração trimestral, são fáceis de administrar, no entanto não têm ação inseticida. Estes comprimidos são exclusivos dos cães.

Informe-se com o seu médico veterinário sobre qual o desparasitante ideal para o seu animal e, sobretudo, aposte na prevenção e na vigilância e faça consultas periódicas pelo menos 2 vezes ao ano. 

mais

Nutrição

Uma boa dieta é a base de toda a prevenção e a chave para uma melhor qualidade de vida. Na Clinica da Solum temos aconselhamento especializado para que alimente o seu animal do modo mais saudável, de acordo com a sua idade, condição física ou patologia associada. Atualmente, as dietas terapêuticas são uma ferramenta importante no maneio de várias patologias, nomeadamente do foro renal, hepático, cardíaco, urolitíase / nefrolitíase ou aparelho locomotor. Temos disponível durante 24 horas ração dietética e fisiológica, para que o seu animal nunca tenha de interromper o tratamento por falta de ração.

Conheça o nosso serviço de acompanhamento nutricional e estabeleça um plano nutricional adequado ao seu animal que ajudará o seu animal a viver uma vida longa e saudável.

Estamos ao seu dispôr!

Agende a sua consulta ou exame.

Rua Francisco Lucas Pires 121

3030-489 Coimbra

Tel. 91 219 00 91 / 239 781 415 

clinica@cvetsolum.pt